FAMÍLIA DO VICE-PRESIDENTE DA ANATA DENUNCIA IMPEDIME

A esposa do Vice-Presidente da Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA), Augusta Isaque, denunciou nesta quinta-feira, 7 de Agosto, estar a ser impedida de visitar o marido, Rodrigo Luciano Catimba, actualmente detido. A situação familiar tornou-se preocupante, sobretudo devido às patologias de que os filhos do casal padecem.

FAMÍLIA DO VICE-PRESIDENTE DA ANATA DENUNCIA IMPEDIME

Gorete Catimba, irmã do vice-presidente da ANATA, afirmou que o irmão está a sofrer bastante na cadeia.

“Ele dorme no chão, está a passar mal, muito mal. Agora perguntamo-nos: será que uma pessoa já não pode ter liberdade de expressão?”, lamentou.

A família clama por uma intervenção urgente da sociedade civil, para que haja a reversão do quadro.

Augusta Isaque, esposa de Rodrigo Catimba, reforçou que tem sido impedida de visitar o marido e descreveu o estado crítico dos filhos desde a detenção do pai.

“Eu só o vi a ser levado. Nem sequer me deixaram falar com ele. Qual foi, afinal, o crime dele?”, questionou Mariaque Catimba, também irmã do detido.

Provenientes de Benguela, os familiares denunciam momentos de angústia e extrema dificuldade, com várias barreiras impostas no acesso à cadeia onde Rodrigo Catimba se encontra detido.

O advogado de defesa, Jovete Domingos, afirma que o processo está a ser conduzido de forma ilegal e levanta suspeitas de motivações políticas por detrás da detenção.

“Ele está a ser maltratado, foi colocado numa cela solitária, sem direito a lençol, sem acesso a água, nem casa de banho para se lavar”, denunciou o advogado.

Jovete Domingos garante que os trâmites legais não estão a ser respeitados e exige que o processo seja revisto com imparcialidade e justiça.

A família de Rodrigo Catimba acredita que a sua prisão está relacionada com a sua posição enquanto dirigente da ANATA, apontando para uma alegada perseguição política.

Augusta Isaque reforça que os filhos continuam doentes desde o momento em que assistiram à detenção do pai.

“Desde que viram o pai a ser levado no carro da polícia, não têm tido sossego. Estão doentes até hoje”, afirmou a esposa.

 SAIBA MAIS: MÃE DO VICE-PRESIDENTE DA ANATA DIZ QUE O FILHO FOI SEQUESTRADO