GUINÉ BISSAU SOMA 5 GOLPES DE ESTADO DESDE INDEPENDÊNCIA
O país localizado na costa ocidental do continente africano tem sido vítima de vários golpes nos últimos anos, com o mais recente somam cinco.
Colonizado há mais de um século, referida na época como “Guiné Portuguesa”, a Guiné Bissau declarou independência em 1973, tendo sido reconhecida em 1974. Não obstante ao período de colonização, a Guiné Bissau tem vivido uma história política marcada por instabilidades, sendo que desde a sua independência poucos presidentes eleitos completaram com sucesso o mandato de 5 anos.
O primeiro golpe de estado na história do país decorreu em 1980, contra Luís Cabral, e foi dirigido por Nino Vieira, que era na ocasião o comissário principal.
Após 18 anos do regime único de Nino Vieira, o país conheceu, em plena democracia, quatro golpes de Estado e sucessivas subversões militares, além de uma série de tentativas de golpe, levantes, crises militares e assassinatos políticos nos mais altos escalões do governo.
A instabilidade política naquele país passou a ser crítica, tanto que só era possível reverter a situação com uma justiça efectiva e uma erradicação da impunidade, de acordo com Manecas dos Santpos, antigo comandante militar.
O caso mais recente ocorreu ainda no mês de Novembro, no dia 26, quando o país confirmou o golpe de estado três dias após as eleições gerais. Vale ressaltar que o resultado destas eleições ainda não foi divulgado.











































