JOÃO LOURENÇO PARTICIPA NO FÓRUM GLOBAL GATEWAY SOBRE ENERGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM BRUXELAS
O Presidente da República, João Lourenço, participou em Bruxelas, na quinta-feira, 9 de Outubro, capital da Bélgica, na segunda edição do Fórum Global Gateway, um evento, enquadrado na agenda dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A deslocação do Presidente João Lourenço reveste-se de particular importância para Angola, num contexto em que o país procura reforçar as políticas de combate ao desemprego juvenil e o empoderamento das famílias, com vista à redução dos índices de pobreza.
O Fórum Global Gateway é uma plataforma internacional de alto nível que congrega chefes de Estado, representantes de instituições financeiras multilaterais, organizações da sociedade civil e o sector privado, para debater oportunidades de investimento, parcerias estratégicas e desafios globais no combate à pobreza, com foco no desenvolvimento sustentável.
O Fórum Global Gateway centra-se este ano nos sectores da energia, transporte, digitalização, saúde, educação e investigação científica, promovendo igualmente o debate sobre transparência, boa governação e protecção ambiental. A iniciativa procura criar redes sustentáveis de cooperação e investimento, com impacto directo nas economias emergentes.
O Presidente da República de Angola e actual Presidente em Exercício da União Africana, João Lourenço, defendeu uma parceria renovada entre África e a União Europeia, capaz de responder aos desafios do desenvolvimento sustentável e promover um futuro partilhado entre os dois continentes.
Ao intervir na segunda edição do Fórum Global Gateway, o Chefe de Estado angolano destacou que o encontro representa “um marco histórico” nas relações entre a União Africana e a União Europeia, por coincidir com o vigésimo quinto aniversário da Parceria Estratégica entre as duas regiões, num contexto global de crescentes tensões geopolíticas.
“Estamos num momento de maturidade nas nossas relações, impondo-se o compromisso de tornar esta parceria na força motriz capaz de moldar um futuro partilhado”, afirmou João Lourenço, apelando à consolidação de mecanismos de solidariedade e ao aprofundamento dos laços económicos, institucionais e humanos, com base nos valores da equidade, sustentabilidade e unidade.
O estadista angolano sublinhou que a cooperação África–Europa, no quadro do Global Gateway, tem “um imenso potencial” e deve ser um instrumento para transformar oportunidades em resultados concretos, com base na confiança mútua e numa visão estratégica comum.