LEITE DA BARATA CONSIDERADO ALIMENTO DO FUTURO COM PODER NUTRITIVO SUPERIOR DA VACA

Cientistas descobriram recentemente que o leite da barata contém mais nutrientes do que o leite da vaca ou do búfalo, sendo já considerado um alimento do futuro, com potencial para integrar a dieta quotidiana de milhões de pessoas.

LEITE DA BARATA CONSIDERADO ALIMENTO DO FUTURO COM PODER NUTRITIVO SUPERIOR DA VACA

O leite produzido pela barata Diploptera punctata, a única espécie conhecida que alimenta as suas crias com esta substância, revelou-se quatro vezes mais nutritivo do que o leite de vaca. Para além do elevado teor proteico, é igualmente rico em calorias, gordura e açúcares de digestão lenta.

“Os cristais são um alimento completo, com proteína, gordura e açúcar. As sequências de proteínas possuem todos os aminoácidos essenciais”, explica Sanchari Banerjee, investigadora do Instituto de Biologia de Células Estaminais e Medicina Regenerativa, na Índia.

Descoberta científica

A equipa de investigadores identificou no interior da barata cristais de proteína altamente concentrados, com propriedades únicas.

“Se gosta de comida rica em calorias e de uma digestão gradual e completa, então esta é a opção”, acrescenta o líder do projecto, Subramanian Ramaswamy.

Desafio da produção em massa

Apesar do potencial, os cientistas lembram que não é possível “ordenhar” baratas. A solução poderá passar pela síntese laboratorial dos cristais, abrindo caminho para a sua produção em escala industrial.

“Não temos 100% de certeza, mas se isto ajudar a combater a escassez de alimentos que a nossa geração já enfrenta, aceitamos o desafio”, sublinham os investigadores.

Com a população mundial em crescimento e a procura por alimentos sustentáveis a aumentar, o leite de barata poderá, no futuro, deixar de ser apenas uma curiosidade científica para se transformar num aliado essencial no combate à fome.

 LEIA TAMBÉM: CIDADÃO DE 42 ANOS DEBILITADO POR FALTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA CLAMA POR AJUDA URGENTE