MANDATÁRIA DE RAFAEL SAVIMBI CONFIANTE NA APROVAÇÃO DA CANDIDATURA DO POLÍTICO À PRESIDÊNCIA DA UNITA
Após a formalização da candidatura de Rafael Massanga Savimbi à presidência da UNITA, efectuada na terça-feira, 21 de Outubro, a mandatária do político, Amélia Judith Ernesto, afirmou ao Portal Ponto de Situação que a sua equipa cumpriu todos os pressupostos legais exigidos pela Comissão de Mandatos, e aguarda, agora, por um desfecho favorável.
“A Comissão de Mandatos vai aferir documento por documento. Se tudo estiver em conformidade, o passo subsequente será a publicação da lista dos candidatos”, esclareceu Amélia Judith Ernesto, referindo-se às eleições que decorrerão durante o XIV Congresso Ordinário, previsto para os dias 28 e 30 de Novembro.
A mandatária garantiu que a candidatura do actual Secretário para as Relações Exteriores e Comunidades Angolanas da UNITA, Rafael Massanga Sakaita Savimbi, representa uma nova geração dentro do partido. Sublinhou, ainda, a importância de um congresso democrático, com vista à conquista do poder político em 2027.
Sobre o lema escolhido “Todos Contam”, Amélia Judith Ernesto explicou que a opção reflecte um espírito de inclusão, pensado não apenas para os militantes da UNITA, mas também para todos os angolanos. Acrescentou que a unidade deve ser o caminho a seguir rumo à construção de um país próspero.

“Isto é sinal de que a democracia na UNITA reina”, afirmou a mandatária, reforçando que a candidatura de Rafael Savimbi nasce do signo da unidade, coesão e lealdade aos ideais fundamentais da UNITA, estabelecidos em Muangai, em 1966.
“É preciso ter esperança. Angola acima de tudo, Angola acima dos partidos. Precisamos ter fé, porque esta Angola precisa projectar os seus filhos”, concluiu.
A actividade contou com a participação de figuras distintas da arena política da UNITA, bem como de membros da sociedade civil. Rafael Savimbi esteve acompanhado da esposa e de destacados dirigentes do partido.
O acto político, que marcou a formalização da sua candidatura à presidência da UNITA, foi considerado um momento histórico no seio da política interna desta força política e no panorama político nacional.
Reacções
Em Luanda, vários cidadãos aplaudiram a iniciativa do candidato, reconhecendo a coragem de um jovem que se propõe liderar a UNITA.
O estudante identificado por João, disse esperar transparência no processo e destacou as competências do filho de Jonas Malheiro Savimbi, fundador da UNITA, que ambiciona agora assumir a presidência da maior força política da oposição angolana.
LEIA TAMBÉM: MANDATÁRIA DE ADALBERTO COSTA JÚNIOR DIZ QUE POLÍTICO ESTÁ PREPARADO PARA MAIS UM DESAFIO











































