MINISTRO ALERTA: GOVERNO ESTÁ PRONTO PARA AGIR CONTRA QUEM TENTAR MERGULHAR O PAÍS NO CAOS

O ministro do Interior, Manuel Homem, afirmou que o Governo está preparado para agir com firmeza contra quem, por motivações políticas ou "oportunistas", tente mergulhar o país no caos.

Após os três dias (28, 29 e 30 de Julho) em que, em algumas províncias, se registaram manifestações espontâneas, muitas das quais culminaram na vandalização de bens públicos e privados, bem como em pilhagens a distintos estabelecimentos comerciais, o titular da pasta do Ministério do Interior dirigiu uma mensagem à população.

“Angola é um país de paz e de luta. E quem melhor entende o valor da liberdade é o nosso povo. O Ministério do Interior tem o dever de proteger o direito à manifestação, um pilar da democracia que estamos a construir com muito esforço.” Foi com estas palavras que Manuel Homem iniciou a sua declaração, esta quinta-feira, 31 de Julho, através de um documento publicado nas redes sociais.

O ministro frisou que a liberdade não se confunde com violência, nem com a destruição de estabelecimentos, o ataque a símbolos do Estado ou a ameaça à segurança dos cidadãos.

"Estamos atentos às vozes legítimas que pedem melhorias. E o Governo está a trabalhar, ouvindo e procurando soluções. Mas também estamos preparados para agir com firmeza contra quem, por motivações políticas ou oportunistas, tente, sem sucesso, lançar o país no caos", advertiu Manuel Homem.

Por fim, sublinhou que o Executivo está comprometido com a manutenção da ordem, colocando o diálogo no centro da acção governativa.

De salientar que as acções verificadas nos últimos dias resultaram na morte de dezenas de cidadãos, na detenção de outros e em inúmeros feridos.