PRESIDENTE DA REPÚBLICA ANUNCIA CONDECORAÇÃO DE HOLDEN ROBERTO E JONAS SAVIMBI

O Presidente da República , João Lourenço, anunciou esta quarta-feira, 15 de Outubro, durante o discurso sobre o Estado da Nação, a condecoração dos nacionalistas Holden Roberto e Jonas Savimbi.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA ANUNCIA CONDECORAÇÃO DE HOLDEN ROBERTO E JONAS SAVIMBI
Na imagem: Holden Roberto (à esquerda) e Jonas Savimbi (à direita)

Após várias vozes questionarem as razões pelas quais, até à presente data, Holden Roberto, líder fundador da FNLA, e Jonas Savimbi, fundador e primeiro presidente da UNITA, não constavam da lista dos condecorados, João Lourenço veio a público revelar que, no quadro das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, estas duas figuras históricas angolanas receberão igualmente o devido reconhecimento.

No espírito de perdão, de paz, de reconciliação nacional e de unidade da Nação que vamos estender o reconhecimento aos signatários dos Acordos de Alvor, atribuindo a todos eles a medalha comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional”,afirmou.

“Não temos dúvidas de que este gesto, somado ao trabalho que temos vindo a realizar para dignificar as vítimas dos conflitos políticos e consolar os seus familiares, constitui um importante contributo para a reconciliação nacional”, sublinhou João Lourenço, na Assembleia Nacional.

O Presidente sublinhou também que 50 não é apenas um número, mas um símbolo de reconhecimento da história, das lutas e da eternização de um passado glorioso. Avançou também ser um sinónimo de paz, de perdão e da vontade de ver uma Nação reerguida para concretizar os seus sonhos.

No que respeita às condecorações de Jonas Savimbi e Holden Roberto, o presidente da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, reagiu com surpresa, sublinhando que, segundo o discurso, tal reconhecimento surge “em nome do perdão”.

“O reconhecimento aos pais da Nação não deve ser por perdão a ninguém, mas sim por mérito. Mais uma vez, a via não é a mais correcta. Aqueles que lutaram pela Independência Nacional e deram o melhor de si, de forma voluntária, devem ser reconhecidos”, declarou o líder da UNITA.

Adalberto da Costa Júnior acrescentou ainda que Jonas Savimbi e Holden Roberto são figuras nacionais de relevância absoluta, que estão acima de vínculos familiares.

“Não se trata apenas de receber ou não receber. O reconhecimento deve ser, e é, de mérito. Posso dizer que nós, com a nossa postura, obrigámos quem não queria a tomar esta decisão”, rematou.

LEIA TAMBÉM: MARGINAIS RECORREM A “HACKERS” PARA DESBLOQUEAR TELEMÓVEIS ROUBADOS