SERVIÇO PENITENCIÁRIO DECLARA QUE ESTADO DE SAÚDE DO VICE-PRESIDENTE DA ANATA NÃO REGISTA QUALQUER PREOCUPAÇÃO

O Serviço Penitenciário repudiou, nesta segunda-feira, 13 de Outubro, as imagens que circulam nas redes sociais e que supostamente retratariam o vice-presidente da ANATA, actualmente em prisão preventiva. A instituição esclarece que o estado de saúde de Rodrigo Luciano Catimba “não regista qualquer preocupação”.

Detido em Agosto, por alegada incitação à violência, apologia pública de crime, rebelião e terrorismo, Rodrigo Catimba tem sido alvo de diversas publicações nas redes sociais. Nos últimos dias, começou a circular a imagem de um cidadão em estado grave de saúde, a qual foi indevidamente associada ao vice-presidente da Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA).

Face à onda de especulações, o Serviço Penitenciário reagiu prontamente, esclarecendo que a pessoa visivelmente debilitada nas imagens não é Rodrigo Catimba.

“Sobre o assunto, o Serviço Penitenciário informa que as imagens postas a circular são falsas, assim como a alegação de que o cidadão teria sofrido maus-tratos. Reafirmamos que tais actos irresponsáveis visam confundir a opinião pública e criar ódio contra as instituições do Estado, pondo em causa a dignidade humana”, lê-se na nota divulgada pela instituição afecta ao Ministério do Interior.

O documento acrescenta que o estado de saúde do vice-presidente da ANATA não inspira cuidados e que, caso se verificasse alguma situação preocupante, o problema seria prontamente resolvido pelas autoridades competentes.

“O Serviço Penitenciário condena a divulgação de informações falsas que apenas servem para desinformar, confundir a opinião pública e fomentar um ambiente de instabilidade social. Apelamos aos cidadãos para que se abstenham de partilhar conteúdos não verificados”, reforça o comunicado.

Pelo que apuramos, a imagem que foi posta a circular, é do irmão do vice-presidente da Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA).

LEIA TAMBÉM: MARGINAIS RECORREM A “HACKERS” PARA DESBLOQUEAR TELEMÓVEIS ROUBADOS