SIC CONFIRMA DETENÇÃO DE OSVALDO CAHOLO POR ALEGADO CRIME DE REBELIÃO
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) confirmou, na tarde deste sábado, 19 de Julho, a detenção do activista Osvaldo Caholo, sob suspeita de envolvimento num alegado crime de rebelião.

Nas primeiras horas do dia, membros da Sociedade Civil Contestatária denunciaram que o activista se encontrava em parte incerta, após ter sido retirado de sua residência por indivíduos trajados com coletes identificativos do SIC.
Horas depois, por meio de uma nota de imprensa, o próprio Serviço de Investigação Criminal veio a público assumir a autoria da detenção de Osvaldo Sérgio Correia Caholo, conhecido como Osvaldo Caholo.
Com 36 anos de idade, o activista é acusado de “instigação pública ao crime e apologia pública de crime, consubstanciadas na realização de uma transmissão em directo (‘live’) durante a qual proferiu ameaças graves contra a integridade de oficiais generais, comissários e outras entidades”, conforme esclareceu o SIC no referido comunicado.
O SIC esclareceu que não vai agir sempre que um cidadão utilizar as redes sociais para passar uma mensagem que incite à violência.
Recorde-se que Osvaldo Caholo foi o único militar envolvido no mediático caso 15+2, um grupo de activistas condenados em 2016 por actos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores, a penas que variaram entre dois anos e três meses e oito anos e seis meses de prisão efectiva.