SOCIEDADE MINEIRA DO LUELE PREVÊ PRODUÇÃO SUPERIOR A 6 MILHÕES DE QUILATES

A Sociedade Mineira do Luele prevê produzir mais de seis milhões de quilates de diamantes até ao final do ano, anunciou o Presidente do Conselho de Administração, Rómulo Mucase, durante o Balanço Semestral da Produção de Diamantes de 2025.

SOCIEDADE MINEIRA DO LUELE PREVÊ PRODUÇÃO SUPERIOR A 6 MILHÕES DE QUILATES

Segundo o responsável, a meta está alinhada com as directrizes do Plano Nacional de Desenvolvimento e traduz o compromisso da empresa em contribuir para o crescimento do sector diamantífero.

Rómulo Mucase revelou que o programa de produção da sociedade atingiu já 88% de execução e assegurou que foram adoptadas medidas no segundo semestre para ultrapassar os constrangimentos registados nos primeiros seis meses do ano.

O gestor confirmou ainda que, em Novembro, será inaugurada a segunda linha de tratamento de minério, com capacidade para processar mil toneladas por hora, o dobro da actual capacidade instalada.

A Sociedade Mineira do Luele, S.A. dedica-se à sondagem, exploração, recuperação e comercialização de diamantes.

Descoberta em 2013, a chaminé kimberlítica do Luele está situada na bacia hidrográfica do rio Luele, a 35 quilómetros de Saurimo, província da Lunda Sul, e é considerada a segunda maior mina de diamantes a céu aberto do mundo, ocupando uma área de 105 hectares.

LEIA TAMBÉM: CERCA DE 90% DOS DIAMANTES ANGOLANOS JÁ SÃO RASTREÁVEIS