420 MIL PESSOAS MORREM ANUALMENTE APÓS INGERIR COMIDA CONTAMINADA
No dia Mundial da Segurança Alimentar, a ONU alertou sobre os riscos de consumir alimentos em mal estado e estima que 420 mil pessoas morrem por ano depois de consumir alimentos contaminados.

Estimativas recentes indicam que o impacto da comida em má condição custam aos países de baixa e média renda cerca de US$ 95 bilhões em perda de produtividade a cada ano.
Anualmente, são registados cerca de 600 milhões de casos, o impacto é sentido principalmente por populações afectadas por conflitos e migrantes, mulheres e crianças.
Estima-se que 420 mil pessoas morrem todos os anos após ingerir comida contaminada, e crianças menores de 5 anos constituem 40% dos casos, com 125 mil mortes por ano.
A ONU, divulgou os dados por ocasião do 7 de Junho, o dia mundialmente consagrado a Segurança dos Alimentos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e visa chamar a atenção da sociedade para a questão e incentivar acções voltadas à prevenção, à detecção e ao gerenciamento dos riscos de origem alimentar.
A ONU aproveitou a data para destacar os riscos do consumo de alimentos em mal estado. Segundo a organização, alimentos que contêm bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas nocivas causam mais de 200 doenças.