ESTUDANTES EXIGEM RECONHECIMENTO PÚBLICO DA ALEGADA AUTORIA DO PROJECTO DE REQUALUFICAÇÃO DO LARGO DA INDEPENDÊNCIA
Um grupo de estudantes do Instituto Médio Alda Lara, em Luanda, defende que o seu trabalho académico para a requalificação do Largo da Independência, realizado no ano lectivo 2023/24, foi o primeiro a ser apresentado com a proposta de implementação de sistemas fotovoltaicos naquele lugar histórico.
Segundo informações, o projecto, desenvolvido após meses de investigação e noites de trabalho intensos, propunha a instalação de painéis solares para garantir uma fonte alternativa de energia em caso de falhas na rede pública.
A iniciativa ganhou destaque em feiras tecnológicas, onde recebeu prémios e chamou a atenção de cidadãos de vários sectores da sociedade. No ano lectivo seguinte, durante a formação promovida pela petrolífera Etu Energias, os mesmos alunos dizem ter recuperado o projecto, reforçaram a parte técnica e tornaram o modelo mais realista.

Entre as melhorias estiveram um sistema eléctrico com quadro de inversão de rede, combinando electricidade industrial e energias renováveis, bem como um sistema de semáforos automatizados.
Recentemente, o Largo da Independência foi oficialmente renovado com uma proposta que os mesmos dizem ser muito semelhante à apresentada no seu projecto.

Na nota que tivemos acesso, os jovens citam o engenheiro García Nzinga Tomás como sendo o profissional que deu os primeiros passos para tornar o projecto possível, e afirmaram que gostariam de ver o seu contributo reconhecido, já que a ideia original nasceu dentro da sala de aulas e foi aprimorada com o apoio das formações técnicas.











































