EUA OLHA PARA ANGOLA COMO PRIORIDADE PARA ADMINISTRAÇÃO TRUMP
Os Estados Unidos da América garantem que as relações com Angola são prioridades para a governação de Donald Trump.
Em entrevista à Rádio Nacional de Angola, a porta-voz do departamento de estado norte-americano, Amanda Roberson, garantiu que os Estados Unidos estão a unir forças com parceiros, incluindo Angola, com vista a tornar o mundo mais próspero e livre de conflitos.
De acordo com a porta-voz, a nova visão da diplomacia norte-americana está focada em eliminar barreiras, atrair empresa, fazer negócios e fornecer serviços de infraestruturas e telecomunicações para o continente.
Robson destaca que os EUA reconhecem a potencialidade do continente, berço da humanidade, e quer estar dentro dos futuros desenvolvimentos, o que levou a mudar a sua visão de diplomacia comercial, priorizando o comércio e os negócios.
De acordo com a porta-voz do departamento dos Estados Unidos, o país prioriza a segurança e a estabilidade, e acredita que sem paz não existe desenvolvimento, por esta razão, a nova estratégia dos Estados Unidos da América está a ser negociada com parceiros importantes, como o caso de Angola.
Roberson expressou a pretensão dos EUA de eliminar as barreiras que existem para as empresas americanas e de ver mais empresas americanas a ingressar no mercado, oferecendo produtos e serviços que as pessoas precisam, seja em Angola ou nos restantes países da África.
A porta-voz destacou os acordos celebrados no princípio do mandato da administração Trump, incluindo o investimento no corredor do Lubito. De acordo com a porta-voz do Departamento do Estado Norte-Americano, diariamente empresas americanas e africanas discutem como aumentar os investimentos no continente.
“Assinaram um acordo para a construção de 22 términos de silos de cereais ao longo do corredor do Lubito. Também assinaram um acordo entre Sebastián e Angola Telecom para construir uma nova infraestrutura digital”, explicou a porta-voz.
“São só dois exemplos, mas todos os dias empresas americanas estão falando, trabalhando com parceiros africanos para criar mais oportunidades, mais acordos, mais desenvolvimento através desta estratégia”, acrescentou.
Amanda Robson adiantou que existem equipas a trabalhar no país para apresentar a nova visão da diplomacia comercial, que promete impactar vidas no continente africano e americano.
“Com certeza, Angola e África são uma prioridade muito importante para os Estados Unidos. Então estamos engajando os representantes africanos para avançar a nossa nova estratégia de crescimento econômico através da diplomacia comercial. Vamos continuar trabalhando arduamente nesta estratégia porque sabemos que pode produzir resultados que realmente vão impactar as vidas das pessoas aqui em Angola, em África e nos Estados Unidos também”, disse Amanda Roberson.
“Sabemos que Angola é um parceiro muito importante, estamos trabalhando juntos em muitos aspectos. Estamos trabalhando para fortalecer laços econômicos”, esclareceu.
A Porta-voz do Departamento do Estado norte-americano, Amanda Robson, esteve pela primeira vez em Angola para uma missão conjunta que envolve igualmente Moçambique.