GINECOLOGISTA AFIRMA QUE SEXO DURANTE  PERÍODO MENSTRUAL AJUDA A ALIVIAR AS CÓLICAS

O ginecologista brasileiro, Esdras Camargos, afirmou que manter relações sexuais durante o período menstrual não causa nenhum dano a mulher, pelo contrário, ajuda a aliviar as cólicas menstruais.

Em entrevista ao “iG Delas”, Esdras Camargos esclareceu sobre as principais dúvidas em torno dos mitos e verdades sobre o período menstrual. O ginecologista explicou que o sexo durante a menstruação pode ajudar a combater as cólicas, realçando a existência de condições de saúde que impossibilitam o mesmo acto durante estado menstrual.

“O sexo ou o orgasmo libera substâncias produzidas pelo cérebro como as endorfinas, que funcionam como analgésicos, podendo aliviar as dores menstruais. No entanto, em algumas condições como a endometriose, por exemplo, a cólica menstrual pode impossibilitar a relação ou até mesmo ser agravada durante os movimentos de penetração”, disse.

Contudo, o especialista alerta para o uso de absorventes internos e até mesmo coletores menstruais que podem facilitar na hora do acto.

“No entanto, não é recomendado ter relações sexuais com penetração utilizando absorventes internos. O movimento de penetração pode empurrar o absorvente profundamente levando a desconforto, dor ou até mesmo a dificuldade em sua remoção”, esclarece. 

O período menstrual, por sua vez, pode revelar-se como estimulante para os desejos sexuais nas mulheres, conforme explica o médico e terapeuta sexual brasileiro, João Borzino.

“A percentagem de mulheres que experimentam aumento da libido durante o período menstrual pode variar dependendo dos estudos e das populações pesquisadas, mas, em média, cerca de 20% a 25% das mulheres relatam sentir um aumento no desejo sexual durante a menstruação. Isso não significa que estas vão procurar mais actividade sexual, pois podem se sentir inibidas pelo sangramento", esclarece o médico.

De acordo com João Borzino, caso haja consenso entre o casal, não há razão para evitar a actividade sexual durante a menstruação.

 LEIA TAMBÉM: SEXO MATUTINO AUMENTA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO