GOOGLE NO MERCADO DE ÓCULOS INTELIGENTES EM 2026
O Google confirmou o desenvolvimento de dois modelos de óculos inteligentes com inteligência artificial para lançamento em 2026. A empresa anunciou os produtos durante o evento The Android Show: XR Edition.
Os dispositivos rodarão Android XR, plataforma da Google para wearables. Conexão com smartphones será necessária, com processamento realizado no aparelho móvel.
O Google trabalha em parceria com a Samsung no desenvolvimento dos óculos. Warby Parker e Gentle Monster, empresas especializadas em design de óculos, também participam do projecto.
Google desenvolve óculos com e sem tela integrada
O primeiro modelo é projectado para assistência sem tela. Alto-falantes, microfones e câmeras integrados permitem conversar naturalmente com o Google Gemini.
Usuários poderão tirar fotos com a câmera e fazer perguntas ao Gemini sobre o ambiente. A assistente oferecerá ajuda em tempo real baseada nas imagens capturadas.
O segundo modelo possui as mesmas capacidades de IA com adição de display integrado na lente. A tela exibe informações úteis como legendas de tradução ao vivo.
Ambos os modelos foram desenvolvidos para serem leves e confortáveis o suficiente para uso durante todo o dia. O Google enfatiza que os óculos terão design elegante em parceria com as fabricantes especializadas.
Óculos do Google vão competir com Meta Ray-Ban
Os óculos inteligentes do Google enfrentarão concorrência directa dos Meta Ray-Ban. A Meta já comercializa óculos Ray-Ban e Oakley com IA, além de modelos Ray-Ban com display integrado na lente.
Rumores indicam que a Apple também trabalha para revelar seu primeiro conjunto de óculos inteligentes com IA até 2026. Isso tornaria o mercado ainda mais competitivo.
A estratégia da Google envolve oferecer dois tipos diferentes de óculos. Primeiro, modelos focados em assistência por voz sem tela. Depois, versões com display para informações visuais.
LEIA TAMBÉM: TECNOLOGIA DO LUTO





































