MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO
Perante o ressurgimento de casos de poliomielite no país, o Ministério da Saúde (MINSA) anunciou o arranque de duas rondas de vacinação destinadas a todas as crianças com menos de cinco anos de idade.

A primeira fase decorrerá entre os dias 8 e 10 de Agosto, e, segundo esclarecimentos do MINSA, todas as crianças devem ser vacinadas, incluindo aquelas que já receberam as vacinas de rotina ou participaram na campanha anterior.
De acordo com o documento a que o Portal Ponto de Situação teve acesso, o Ministério sublinha que mesmo as crianças doentes devem ser imunizadas, sobretudo aquelas que nunca receberam qualquer dose da vacina contra a pólio.
“A vacina contra a pólio é a única forma de prevenir a paralisia infantil”, sublinha o Ministério da Saúde.
O MINSA informou ainda que as equipas de vacinação percorrerão as residências porta a porta, estando igualmente disponíveis postos fixos nas unidades sanitárias, bem como em locais de grande aglomeração populacional, como mercados, igrejas e creches.
“Caso os vacinadores não passem na sua residência até ao dia 10, os encarregados de educação devem dirigir-se à unidade sanitária mais próxima com as crianças”, apelou o Ministério.
Com esta campanha, o Governo pretende travar a circulação do vírus da pólio, uma doença que continua a afectar crianças entre os 0 e os 5 anos e evitar que a paralisia infantil volte a marcar presença em território nacional.
LEIA TAMBÉM: VILA DO GAMEK SOB AMEAÇA: MOTOTAXISTAS DENUNCIAM ROUBO DIÁRIO DE MOTORIZADAS