PRESIDENTES DOS EUA E DA RÚSSIA REÚNEM PARA DECIDIR FUTURO DA UCRÂNIA
Donald Trump e Vladimir Putin reúnem-se esta sexta-feira, 15 de Agosto, na cidade de Anchorage, no Alasca, antiga colónia russa, para discutir o futuro da Ucrânia, num encontro que decorrerá sem a participação do país invadido por Moscovo.

O programa divulgado pelas autoridades russas prevê uma primeira conversa a sós entre os dois presidentes, apenas acompanhados por intérpretes. Seguir-se-á uma reunião alargada às delegações de ambos os países, que incluirá um almoço de trabalho.
Apesar da relevância do encontro, nenhum líder europeu foi convidado, nem mesmo Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, parte directamente envolvida no conflito.
Nos últimos dias, Zelensky e líderes europeus procuraram sensibilizar Trump, numa reunião por videoconferência realizada na quarta-feira, para que nenhuma decisão fosse tomada sem a presença dos ucranianos.
Trump admitiu dois cenários após ouvir os europeus: ou a cimeira decorre de forma construtiva, permitindo agendar novo encontro já com a presença de Zelensky, ou corre mal e não haverá novas reuniões. Durante a campanha eleitoral, o Presidente norte-americano prometeu pôr fim à guerra em 24 horas e, antes deste encontro, lançou um ultimato a Putin para que terminasse a ofensiva na Ucrânia, sob pena de enfrentar sanções severas.
A cimeira no Alasca foi acordada após uma conversa entre Putin e o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, mas até ao momento Moscovo não alterou a sua ofensiva no leste ucraniano.
LEIA TAMBÉM: PESQUISADORES REVELAM O FILME DE TERROR MAIS ASSUSTADOR DE TODOS OS TEMPOS