REFORÇADA PARCERIA ENTRE UIP-PFRHS E AAETFO PARA FORMAÇÃO EM TRATAMENTO DE FERIDAS

A Unidade de Implementação do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde (UIP-PFRHS) e a Associação Angolana de Enfermagem em Tratamento de Feridas e Ostomias (AAETFO) abordaram estratégias para impulsionar acções de formação na área do tratamento de feridas crónicas e complexas.

Jornal de Angola

O encontro foi presidido pelo coordenador e Gestor Técnico da UIP-PFRHS, Job Monteiro, acompanhado pelo neurocirurgião Djamel Kitumba, entre outros quadros daquela unidade.

A delegação da AAETFO foi liderada pela sua presidente, Judith Luacute, e integrou ainda a líder do Grupo Técnico de Curativos, Graziela de Paula Porrezan, de Santos, no Brasil, especialista de referência internacional em cuidados de feridas e laserterapia, segundo um comunicado de imprensa enviado ao Jornal de Angola Online.

Na reunião, destacou-se também a necessidade urgente de capacitar os profissionais de saúde face ao impacto das feridas crónicas e complexas, associadas ao aumento do tempo de internamento, ao risco de infecções, às amputações evitáveis e aos elevados custos para o Sistema Nacional de Saúde.

"A formação padronizada surge, assim, como uma resposta estratégica para a melhoria da qualidade dos cuidados e dos resultados clínicos", pode ler-se na nota.

A iniciativa enquadra-se nos objectivos do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde (PFRHS), que prevê a formação de cerca de 80% de um universo estimado em 38.000 profissionais de saúde, maioritariamente em Angola e em diversas especialidades, reforçando as competências técnicas, científicas e humanas dos quadros nacionais.

No âmbito desta parceria, foi discutida a realização de formações contínuas dirigidas a profissionais de enfermagem, de nível básico e especializado, com enfoque na prevenção, avaliação e tratamento de feridas crónicas e complexas, como lesões por pressão, feridas diabéticas, vasculares e ostomias.

Inovação

A formação contempla o uso de novas tecnologias, incluindo laser terapêutico, produtos inovadores de cicatrização e protocolos clínicos actualizados.

Está prevista uma acção formativa piloto destinada a cerca de 40 enfermeiros, no dia 15 de Janeiro do ano em curso, a mesma, integra-se no plano nacional de capacitação em enfermagem.

A formação, decorrerá no Hospital Josina Machel, e terá a duração de seis horas, em regime presencial e online, incluindo aulas dialogadas, discussão de casos clínicos e demonstrações práticas.