SÍLVIA LUTUCUTA RECONHECE COMPROMETIMENTO DO CHEFE DE ESTADO NO COMBATE À CÓLERA

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, reconheceu esta semana, em Lusaka (Zâmbia), a dedicação do Presidente da República, João Lourenço, no combate à cólera, reiterando o objectivo de eliminar a doença até 2030.

SÍLVIA LUTUCUTA RECONHECE COMPROMETIMENTO DO CHEFE DE ESTADO NO COMBATE À CÓLERA

As declarações foram feitas durante uma reunião de alto nível, realizada à porta fechada, à margem da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Região Africana.

Na ocasião, a ministra apresentou os avanços e desafios enfrentados no combate ao surto de cólera que afecta Angola desde Janeiro de 2025.

Segundo Sílvia Lutucuta, a resposta de Angola tem sido marcada por uma actuação célere, coordenada e determinada pelo Titular do Poder Executivo desde o primeiro caso notificado. Admitiu, igualmente, a liderança política e estratégica do Chefe de Estado no processo.

“Estamos diante de um desafio de saúde pública que exige solidariedade regional, liderança nacional e resiliência comunitária. Angola continua empenhada na implementação do Roteiro Global para a Eliminação da Cólera até 2030, com acções firmes e coordenadas em todo o território”, afirmou.

Apesar da gravidade inicial do surto, a ministra sublinhou que a situação tem vindo a estabilizar. Nos últimos dias, o país regista em média dez casos por dia e um óbito por semana.

Entre as principais medidas lideradas pelo Executivo angolano, destacou a reactivação da Comissão Nacional de Luta contra a Cólera, bem como a implementação de um Plano Nacional de Resposta que abrange todos os níveis administrativos, incluindo os municípios.

O plano envolve uma comissão multissectorial e forte participação comunitária, além da mobilização de recursos internos para aquisição de fármacos, vacinas, testes laboratoriais e materiais essenciais.

LEIA TAMBÉM: CIDADÃO DE 42 ANOS DEBILITADO POR FALTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA CLAMA POR AJUDA URGENTE