TRAGÉDIA: EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MINERAIS LEVA À MORTE DE 5 PESSOAS NO HUAMBO
Cinco pessoas perderam a vida na última semana durante a exploração ilegal de minerais estratégicos, no município do Sambo, província do Huambo.

O facto foi confirmado esta terça-feira, 17, ao Ponto de Situação pelo Superintendente-Chefe Martinho Kavita Satito, Director de Imprensa da Delegação Provincial do Ministério do Interior desta província.
O Superintendente-Chefe Martinho Kavita Satito garantiu tratar-se de cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 11 e os 52 anos.
Martinho Kavita referiu que as investigações indicam que as vítimas eram pessoas que ainda não estavam preparadas para se envolverem em actos desta natureza, sobretudo numa altura em que os rios apresentam caudais elevados.
“Daí que todo o cuidado é pouco, quer enquanto adultos, quer enquanto crianças. Essencialmente, deveremos evitar aproximar-nos dos rios, onde, aparentemente, os cidadãos demonstram apetência para a realização de actividades ilícitas de exploração de minerais estratégicos”, aconselhou.
Perante esta situação, a Polícia Nacional na província do Huambo solicita o apoio das autoridades tradicionais, líderes religiosos e outros actores comunitários, para que continuem a ajudar as autoridades a desencorajar os cidadãos que ainda consideram a exploração ilegal de minerais como a melhor via para a sua subsistência.
LEIA TAMBÉM: DENÚNCIA: ‘‘AMEAÇA DE MORTE E PERTURBAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA’’