ABUSO SEXUAL DE MENORES: UM CRIME QUE CRESCE DIA APÓS DIA NA SOCIEDADE ANGOLANA

O abuso sexual de crianças e adolescentes continua a ser uma das mais graves violações de direitos humanos num contexto geral. Trata-se de um crime que tem crescido a cada dia em Angola, impactando profundamente a vida das vítimas, das famílias, bem como a sociedade no geral.

UNICEF

Em uma reportagem feita pelo Ponto de Situação nesta quarta-feira, 7 de Janeiro em Luanda, sobre a forma como tem crescido o crime de abuso sexual de menores, os entrevistados apontaram como causas a perca de valores culturais, morais e cívicos, assim como a falta de penas mais severas.

Fátima João, nossa primeira entrevistada, disse que a sociedade perdeu os valores culturais, éticos, morais e cívicos.

“A nossa cultura não é essa. Nós devíamos vestir como os ilhéus, com panos, quimonos roupas longas e decentes, em vez disso a sociedade abraçou a moda brasileira, as mães não têm sido exemplo em suas próprias vestes passando o mesmo legado para as filhas’’, falou Fátima João.

A mesma, apelou aos pedófilos a pararem com essas práticas, pois estão a mutilar vidas humanas, e aos órgãos de direito que tomarem medidas mais severas.

Segundo Garcia Siquengue é muito complicado quando este acto acontece no seio familiar, entre pai, irmãos, primos, tios, avôs.  Acrescentou ainda que a sociedade está desfalcada porque ouve-se muitos pais a violarem as suas próprias filhas, sendo que uns chegam a engravidá-las.

‘‘Há casos em que a mãe não denuncia porque o pai é o provedor da família, sobretudo se ela tem total denpendência financeira do mesmo’’, disse Garcia.

‘‘O silêncio é ainda um dos aliados deste tipo de crime’’.

Para Garcia Siquengue, o medo, a vergonha e a falta de informação, fazem com que muitas vítimas não exponham o abuso. Acrescentou também que, os pais devem avaliar constantemente o guarda roupa das filhas por segurança.

Aconselhou também a saber com quem a filha anda, a ter atenção com os amigos que frequentam a casa, e reforçou que, ‘‘diante da lei dos homens e de Deus não importa o cargo que exerça, todos devem ser punidos do mesmo jeito, sem excepção’’.

Nesta senda Salvador afirmou que ‘‘Um indivíduo com este comportamento, tem problemas mentais, não se considera uma pessoa normal e deve ser responsabilizado pelos seus actos criminalmente e severamente’’, falou o jovem Salvador, inconformado.

Para Domingos José de almeida, o fraco acompanhamento dos pais, a liberdade em demasia, o acesso a telemóveis com internet sem controle para as crianças,  tem influenciado negativamente no desenvolvimento dos adolescentes e jovens, que engrenam para a prática sexual precocemente.

Só período de Janeiro a Novembro de 2025, mais de novecentas (900) crianças foram vítimas de abuso sexual em Angola, como costa nos dados divulgados pelo Instituto Nacional da Criança (INAC).

De acordo com a instituição, o país regista, em média, quatro casos de abuso sexual de menores por dia, um cenário considerado preocupante pelas autoridades responsáveis pela protecção da criança.

O director do INAC, Paulo Calesse, revelou que cerca de 80% dos casos de abuso sexual contra crianças ocorrem no seio familiar.

LEIA TAMBÉM: MENOR ENCONTRA-SE EM ESTADO DE GESTAÇÃO APÓS ABUSO SEXUAL POR CIDADÃO DE 39 ANOS