PAPA LEÃO XIV CLAMA POR CESSAR-FOGO EM GAZA APÓS ATAQUE À IGREJA CATÓLICA

O Papa Leão XIV manifestou-se entristecido pelo ataque israelita à única Igreja Católica da Faixa de Gaza, que resultou em duas mortes, dez feridos e deixou um padre ferido.

PAPA LEÃO XIV CLAMA POR CESSAR-FOGO EM GAZA APÓS ATAQUE À IGREJA CATÓLICA
PAPA LEÃO XIV CLAMA POR CESSAR-FOGO EM GAZA APÓS ATAQUE À IGREJA CATÓLICA

Num apelo comovente, esta quinta-feira, 17, o Sumo Pontífice clamou por um “cessar-fogo imediato”, reiterando a urgência de uma solução humanitária para o conflito que devasta a região desde 7 de Outubro de 2023. O pedido foi formalizado através de um telegrama assinado pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.

Segundo a imprensa internacional, o padre Romanelli, um dos feridos no ataque. O sacerdote é conhecido por manter contacto regular com o Papa Francisco, informando sobre a situação humanitária e os impactos da guerra entre israelitas e palestinianos.

A Igreja da Sagrada Família, alvo do ataque, servia de abrigo a dezenas de civis desalojados pelas operações militares em curso. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Al-Ahli, na Cidade de Gaza.

Por meio da sua conta oficial na plataforma X (antigo Twitter), o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel afirmou que as “circunstâncias do ataque ainda estão a ser apuradas”, garantindo que as Forças de Defesa de Israel (FDI) irão investigar o sucedido.

“Israel nunca ataca igrejas ou templos religiosos e lamenta qualquer dano causado a locais de culto ou a civis inocentes”, declarou um porta-voz do ministério.

O Papa Leão XIV, por sua vez, reafirmou a sua proximidade espiritual para com a comunidade cristã local, e assegurou orações pela paz e reconciliação entre os povos da região.

 LEIA TAMBÉM: CHEIRO A GÁS OBRIGA À EVACUAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS NO PALÁCIO DA JUSTIÇA