LUTO: VOZES DE VÁRIOS SECTORES RECORDAM AS QUALIDADES DE FERNANDO DA PIEDADE DOS SANTOS “NANDÓ”
Fernando da Piedade Dias dos Santos, morreu nesta quinta-feira, 18 de Dezembro, de morte súbita, e são várias as reações, tanto do governo como de pessoas particulares.
1.
Uma das reações veio do executivo, que comunicou o falecimento do antigo presidente do parlamento angolano, em nota tornada pública e que o Portal Ponto de Situação teve acesso.
‘‘O Executivo da República de Angola destaca, com maior respeito e consideração, a figura de FERNANDO DA PIEDADE DIAS DOS SANTOS como nacionalista e a dimensão de homem de Estado, tendo servido como Ministro do Interior, Primeiro-Ministro, Vice-Presidente da República, Presidente da Assembleia Nacional, entre outros cargos’’.
O Executivo da República de Angola apresentou à família do malogrado as mais profundas condolências.
O político Nelito Ekuikui disse que conheceu Nandó no dia 26 de Setembro de 2017, por ocasião da tomada de posse da IV Legislatura e que naquele momento solene, teve a honra de partilhar a mesa provisória da Assembleia Nacional com o mesmo e com o então Presidente da Assembleia Nacional, França Van-Dúnem.
‘‘Durante a sessão constitutiva, manteve comigo uma conversa serena e esclarecida. Impressionou-me como um homem aberto ao diálogo, sábio e profundamente atento ao outro’’.
O secretário nacional da JURA disse que, esteve novamente com Nandó em 2019, no seu Gabinete. ‘‘Foi um encontro marcado por uma conversa de elevado sentido de Estado, maturidade política e responsabilidade institucional’’.
O também deputado falou que o antigo líder da Assembléia Nacional partilhou as suas vivências no período da guerra, bem como as incompreensões desse tempo difícil. Acrescentou ainda que, falou com lucidez, da imperiosa necessidade de construir um clima de paz, confiança e entendimento entre as principais forças políticas do país.
‘‘Vá em paz, Presidente Nando’’.
‘‘Foste alguém que aprendeu com a História a sensibilidade própria de Angola e, por isso, te tornaste um verdadeiro construtor de pontes’’.
‘‘À família enlutada e ao seu Partido, endereço os meus mais profundos sentimentos de pesar’’.
‘‘Angola perde um combatente da linha da frente, cujo saber, prudência e espírito conciliador farão imensa falta’’, disse Ekuikui.
Segundo o Ministro do Interior Manuel Homem, foram surpreendidos pela notícia do falecimento do Camarada Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”, nacionalista, personalidade ímpar da história de Angola e homem de inabalável compromisso patriótico.
‘‘Individualidade eminente e de reconhecido mérito, percursor de uma trajectória pública exemplar, marcada por elevada dedicação e lucidez política, tendo exercido, com destreza, funções relevantes no aparelho do Estado, desde Comandante-Geral da Polícia Nacional a Ministro do Interior, Presidente da Assembleia Nacional e Vice-Presidente da República’’, escreveu o Ministro.
Manuel Homem salientou que a partida de Nandó representa uma perda para a Nação Angolana, que se despede de um dos seus mais devotados filhos, cuja acção foi decisiva em momentos cruciais da consolidação do Estado e da afirmação das instituições republicanas. ‘‘A ausência do Camarada Nandó deixa um vazio profundo’’.
‘‘Curvamo-nos com respeito perante a sua memória, endereçando à família as mais sentidas condolências, na esperança de que encontrem conforto na honra do seu legado e na eternidade do seu exemplo’’, endereçou à familia o actual Ministro do Interior.
MENSAGEM DE PESAR DE HIGINO CARNEIRO
“Parte para a eternidade um homem de fibra, um camarada e nacionalista convicto, que enfrentou de frente os entraves da paz até alcançarmos, em definitivo, a sua concretização. Um homem plural, no seu modo de ser e de estar. Um conciliador nato.
Recentemente ligou-me; conversámos, e tudo parecia estar bem. Deus e os seus mistérios.
Angola perde um ilustre filho, de quem se orgulha por o ter gerado. Um herói dos nossos tempos. Um dos melhores — senão mesmo o melhor — político da minha geração.
A Nação chora a partida de um patriota; e eu choro um amigo e companheiro de longa data, de quase 40 anos.
Vá em paz, Camarada Fernando da Piedade Dias dos Santos.
Encontre a luz, Camarada “Nandô”, e clame a bênção de Deus por essa nossa Angola, esse nosso eterno solo pátrio.
Do teu companheiro,
Higino Carneiro”
lEIA TAMBÉM: Carreira profissional





































