UEFA INVESTIGA DENÚNCIAS DE RACISMO CONTRA VINÍCIUS JÚNIOR

A UEFA confirmou, esta quarta-feira, 18 de Fevereiro, que está a investigar alegações segundo as quais Vinícius Júnior terá sido alvo de insultos racistas na partida frente ao Sport Lisboa e Benfica.

Imagem: Sports Press Photo/Getty Images/CNN

O encontro, referente à primeira mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, decorria a bom ritmo, mas a segunda parte ficou manchada pelo escândalo. 

O internacional brasileiro marcou o único golo da partida, aos 50 minutos, momento que viria a intensificar a tensão no estádio.

Após a celebração, o jogador viu ser-lhe exibido cartão amarelo, pelo facto do  árbitro ter entendido que o gesto foi provocatório para com os adeptos do Benfica.

Num ambiente já carregado, Vinícius Júnior dirigiu-se à equipa de arbitragem para apresentar queixa contra Gianni Prestianni, alegando ter sido chamado de “mono” (macaco).

Os ânimos exaltaram-se e os jogadores do Real Madrid saíram em defesa do colega. O avançado terá, inclusive, ponderado não regressar ao relvado, mas acabou por ser convencido e concluiu o encontro num clima marcado por insultos e arremesso de objectos.

“Sempre que há ocorrências reportadas, são instaurados processos e, caso resultem na aplicação de sanções disciplinares, estas serão anunciadas no site da UEFA”, informou o organismo que tutela o futebol europeu. A UEFA acrescentou que os relatórios oficiais dos jogos disputados na terça-feira estão a ser analisados.

O Benfica, por sua vez, saiu em defesa de Prestianni, sustentando que as imagens disponíveis demonstram que, dada a distância, os jogadores do Real Madrid não poderiam ter ouvido aquilo que afirmam ter escutado.

Enquanto isso, o mundo do futebol aguarda o desfecho do caso, numa altura em que o próximo embate entre as duas equipas está agendado para Espanha, no reduto do Real Madrid.

LEIA TAMBÉM: INVENÇÕES QUE TRANSFORMARAM PARA SEMPRE A HISTÓRIA DA HUMANIDADE