BOLO DE MANDIOCA: UMA DELÍCIA DO OUTRO LADO DO MUNDO

Para os amantes de bolo, é hora de descobrir, caso ainda não conheça, o bolo de mandioca, uma verdadeira explosão de sabores, ideal para o pequeno-almoço e capaz de tornar qualquer dia mais enérgico.

BOLO DE MANDIOCA: UMA DELÍCIA DO OUTRO LADO DO MUNDO
Imagem: cedida

A origem da receita do bolo de mandioca, também conhecido como bolo de aipim ou bolo de macaxeira, é incerta. Acredita-se que tenha nascido da fusão das tradições culinárias indígenas com influências europeias.

Actualmente, esta iguaria é considerada um clássico da culinária brasileira, sendo consumida sobretudo no norte do país. Para o brasileiro, o bolo de mandioca é símbolo de criatividade e está presente em mesas de festas juninas, cafés familiares e diversas celebrações.

Com poucos ingredientes e um preparo simples, o bolo de mandioca pode ser adaptado de diversas formas, oferecendo uma variedade de sabores e combinações únicas.

Além disso, a mandioca, ingrediente principal, apresenta benefícios nutricionais relevantes, sendo uma excelente fonte de energia e fornecendo nutrientes essenciais para o organismo.

Como fazer bolo de mandioca?

Para quem já ficou encantado só de ouvir falar, veja de seguida a receita desta iguaria e partilhe com familiares e amigos!

Ingredientes

  • Ovo: 3 unidades
  • Leite: 1 xícara (chá)
  • Sal: 1 pitada
  • Coco ralado: 1 pacote
  • Leite de Coco: 200 mililitros
  • Manteiga: 100 gramas
  • Açúcar: 3 xícaras (chá)
  • Mandioca ralada: 1 quilo

Preparação:

  1. Descasque o aipim, lave-o sob água corrente e rale, usando um ralador grosso.
  2. No liquidificador, coloque o aipim, o leite, os ovos, o leite de coco e a manteiga.
  3. Bata tudo em velocidade média por 1 minuto.
  4. Acrescente o açúcar, o coco ralado e o sal e bata mais um pouco.
  5. Despeje o creme em uma forma redonda e coloque a massa no forno pré aquecido a 200 graus por 35 minutos ou até que colocando o palito ele saia limpo.
  6. O tempo de forno vai variar, além do tipo de forno, também conforme a forma que você usar. Em uma forma de buraco, que fica mais alta, pode levar até o dobro do tempo.

Finalizado, acompanhe com o chá ou café e deixe-se levar pelo sabor.

Bom apetite!

LEIA TAMBÉM:BRASIL: CHOCOLATE FESTIVAL ACOLHE MAIS DE 300 EXPOSITORES