CHIP E ÓCULOS ESPECIAIS: ESPERANÇA PARA QUEM QUER ENXERGAR MELHOR

Restaurar a visão ou pelo menos melhorá-la, pode em breve ser possível para quem sofre de degeneração macular. A esperança está em um novo sistema que consiste num pequeno chip e óculos especiais.

O implante pode, junto com óculos especiais, recuperar pacientes com degeneração macular, uma das principais causas de perda de visão em idosos. Estudo mostra melhora em mais de 80% dos casos.

Juntos, chip e óculos se mostraram eficazes no tratamento de um tipo de doença ocular conhecida como Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Após um ano de monitoramento, mais de 80% dos pacientes em centros de estudo nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Itália apresentaram melhora significativa na visão central.

Com o implante, os pacientes conseguiram ler números e palavras em casa e melhoraram sua capacidade de leitura em 25 letras ou cinco linhas em uma tabela padrão de exame oftalmológico.

A maioria dos participantes, com mais de 50 anos de idade, teve a visão melhorada para cerca da metade da acuidade visual padrão de 20/20 ou o nível de detalhes que um indivíduo médio consegue enxergar a uma distância de 6 metros.

"É a primeira vez que ficou demonstrado que a visão pode ser restaurada em uma área da retina cega que é importante para a vida cotidiana", disse Frank Holz, líder do estudo e chefe do departamento de oftalmologia da Universidade de Bonn, à DW.

À medida que algumas pessoas envelhecem, a mácula, parte da retina responsável pela visão central, pode se deteriorar, levando inicialmente ao embaçamento da visão e, depois, à degeneração progressiva.

A degeneração macular atrófica relacionada à idade (DMRI atrófica) é uma das principais causas de perda de visão em idosos, afectando pelo menos 5 milhões de pessoas em todo o mundo.