HUAMBO: METADE DOS RECLUSOS PENITENCIÁRIOS TRABALHAM EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE

O Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior no Huambo, informou que cerca de 50 por cento dos reclusos desta  província  estão actualmente envolvidos em actividades socialmente úteis, no âmbito do programa de reeducação e ressocialização em curso nos estabelecimentos penitenciários locais.

HUAMBO: METADE DOS RECLUSOS PENITENCIÁRIOS TRABALHAM EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE

A informação foi avançada durante o balanço semanal das actividades da Delegação Provincial do Ministério do Interior, superintendente-chefe Martinho Kavita Satito.

Segundo o responsável, o sistema prisional da província regista uma taxa de superlotação de 82 por cento, com um total de 1494 reclusos. Ainda assim, mais de metade destes participam activamente em trabalhos para benefício da comunidade.

Criminalidade

Durante a semana em análise, foram registados 48 crimes, resultando na detenção de 38 cidadãos, o que representa uma taxa de operatividade de 71 por cento. A média diária foi de 6,8 crimes, equivalentes a 1,8 crimes por cada 100 mil habitantes.

Entre os crimes registados, os roubos qualificados e as ofensas à integridade física lideraram as estatísticas, com quatro casos cada.

Dos 17 municípios da província, apenas Galanga, Chilata e Londuimbali não registaram ocorrências criminais durante o período em análise.

Caso de burla envolvendo funcionária bancária

O SIC deteve uma cidadã de 49 anos, acusada de prática de burla avaliada em 1.544.000,00 (um milhão e quinhentos mil quarenta e quatro kwanzas), alegadamente cometida numa agência bancária localizada na Cidade Alta, no passado dia 14 de Julho, por volta das 10 horas.

De acordo com a investigação, a funcionária recebia quantias em dinheiro destinadas a depósito por parte dos clientes, mas apenas procedia à entrega de metade do valor à instituição bancária.

Micro-operações do SIC

O Serviço de Investigação Criminal procedeu ainda à apreensão de três armas de fogo do tipo AKM, 945 litros de gasóleo, sete balanças, seis motorizadas, equipamentos electrónicos e diversos bens domésticos, no quadro de várias operações realizadas.

No município do Bailundo, uma micro-operação resultou na detenção de dois indivíduos, de 36 e 29 anos, acusados de envolvimento em roubos diversos, tendo sido apreendida, na ocasião, uma arma de fogo tipo AKAM.

No Chinjenje, um adolescente de 16 anos foi detido, mediante mandado da Procuradoria-Geral da República, por suspeitas de abuso sexual contra uma menor de 14 anos.

Acidentes de viação

Durante o mesmo período, foram registados 11 acidentes de viação, que resultaram em duas mortes e danos materiais avaliados em mais de cinco milhões de kwanzas. As principais causas dos acidentes foram atropelamentos, despistes, colisões entre motociclos, choques contra obstáculos fixos e colisões entre veículos automóveis e motorizadas.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros procedeu ao resgate do cadáver de um menor de três anos, às 17h00 do dia 11 de Julho, no bairro Cuhete.

Presume-se que a causa da morte tenha sido queda numa cacimba não protegida, tendo o SIC apontado negligência parental, por ausência de cobertura adequada e de supervisão por parte de um adulto.

LEIA TAMBÉM: ECO DA MANIFESTAÇÃO DO MEA CONTRA O AUMENTO DAS PROPINAS NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO