AVE CONSEGUE GUARDAR RANCOR DURANTE ANOS PARA SE VINGAR DE AGRESSORES
Estudos apontam que o corvo é capaz de arremessar pedras a pessoas, imitar a voz humana, tomar banho de formigas e guardar rancor por mais de dez anos, para se vingar dos seus agressores.

AVE CONSEGUE GUARDAR RANCOR DURANTE ANOS PARA SE VINGAR DE AGRESSORES
Estudos apontam que o corvo é capaz de arremessar pedras a pessoas, imitar a voz humana, tomar banho de formigas e guardar rancor por mais de dez anos, para se vingar dos seus agressores.
Diversos estudos têm vindo a ser realizados em torno do corvo, ave conhecida pelas penas escuras, bico pontiagudo e cauda comprida.
De acordo com relatos, os corvos desenvolveram uma inteligência semelhante à dos chimpanzés e até à dos golfinhos.
Um dos dados mais curiosos, divulgado recentemente pelo site Mega Curioso, revela que estas aves são capazes de atirar pedras a pessoas com o objectivo de as afastar dos seus ninhos.
Outro aspecto apurado pela redacção do Ponto de Situação dá conta de que os corvos também conseguem imitar a voz humana.
«Quando criadas em cativeiro, essas aves conseguem até mesmo falar com mais habilidade do que alguns papagaios, imitando ainda sons de automóveis, descargas e reproduzindo sons característicos de outros animais», esclarece o referido site.
Sabia que os corvos utilizam linguagem corporal?
Um estudo realizado na Áustria revelou que estas aves usam os bicos para indicar objectos a outros pássaros.
As curiosidades não ficam por aqui: os investigadores descobriram que os corvos seguram objectos para chamar a atenção de outros corvos — um comportamento até então pouco conhecido pela ciência.
A dieta dos corvos também os distingue de outras espécies, pois apreciam peixe, carne, sementes, fruta, carniça e até lixo.
«Os corvos também fabricam brinquedos, o que é um comportamento bastante raro entre os animais, utilizando galhos, pinhas, bolas de golfe ou pedras para brincarem sozinhos ou em grupo. Mas o mais curioso é que provocam ou gozam com outros animais simplesmente por diversão», revela ainda a fonte citada.
Outro aspecto curioso relaciona-se com a higiene. Segundo estudos, os corvos tomam banho de formigas.
Como acontece, afinal?
Descobriu-se que, para tomarem banho de formigas, os corvos deitam-se sobre trilhos destes insectos, permitindo que entrem nas suas penas. Outro comportamento intrigante é o de mastigarem as formigas para, depois, aplicarem a “pasta de formigas” nas penas.
Aos corvos é também atribuída outra particularidade: a capacidade de guardar rancor. Quando se sentem ameaçados por alguém, podem conservar esse ressentimento durante muitos anos e vingar-se, mesmo passados 17 anos.