IA COMO ‘ANDAIMES PARA O POTENCIAL HUMANO’
O CEO da Microsoft Satya Nadella disse que as empresas tecnológicas devem tratar a Inteligência Artificial como “andaimes para o potencial humano” ao invés de uma substituta de trabalhadores.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, fez uma publicação no seu blogue oficial onde afirmou que, 2026, é altura de começar a transição de modelos de Inteligência Artificial para sistemas que tenham impacto no mundo real.
Na publicação, explica que, uma vez completada a fase inicial de desenvolvimento de modelos de linguagem cada vez mais poderosos, chegou a altura de as empresas ficarem numa “difusão ampla” destas tecnologias.
O líder do Instagram, Adam Mosseri, partilhou uma mensagem de final de ano onde refere que não se sente incomodado com conteúdo gerado com Inteligência Artificial, notando ainda que, no futuro, é mais realista começar a identificar conteúdo real ao invés de fotografias e vídeos sintéticos.
Foi aqui que Nadella lembrou uma ideia atribuída ao ex-CEO da Apple, Steve Jobs, que apelava ao desenvolvimento de “bicicletas para a mente”.
“Vamos evoluir de modelos para sistemas no que diz respeito a lançar Inteligência Artificial para impacto no mundo real”, escreveu Nadella.




































