REMPA ENCERRA SEMINÁRIO SOBRE INTEGRAÇÃO DA PERSPECTIVA DO GÉNERO
A Rede Mulher Polícia de Angola (REMPA), terminou nesta terça-feira, 23 de Setembro, no Instituto Superior de Ciências Polícias e Criminais, em Luanda, o ciclo de formação sobre integração da perspectiva do género a luz da resolução 1325 sobre mulheres, paz e segurança.
O Seminário teve início no dia 16 do mês Setembro, com a duração de cinco dias.
A cerimónia de encerramento do seminário sobre a integração da perspectiva do género, contou com a participação de várias entidades do Ministério do Interior.
O evento de dimensão regional, cujo acto de abertura foi presidido pelo Comissário-Chefe, Domingos Ferreira de Andrade, 2º Comandante Geral da Polícia Nacional (CGPN), em representação do Comandante Geral da Polícia Nacional.
A formação teve como finalidade capacitar os efectivos da Polícia Nacional, sobre os princípios da resolução 1325-mulher paz e segurança, e a importância da integração da perspectiva do género em diferentes funções operacionais e administrativas.
Entretanto, o seminário contou com a participação de mais de trezentos (300), formandos presenciais sendo: cento e trinta e seis (136), dos quais noventa e sete (97) mulheres e trinta e nove (39) homens.
Dentre os formandos, destacou-se vinte efectivos dos órgãos centrais do Ministério do Interior, nomeadamente: do Serviço de Investigação Criminal (SIC), do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), dos Serviços Prisionais (SP) e do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros (SPCB).
Vale realçar que em formato virtual, destacou-se ainda, a participação de presidentes da Rede de Mulheres Polícias da Santico do Zimbabwe, Botswana e Namíbia.
Trata-se de um evento que visa formar formadores, com o intuito de transmitir princípios e boas práticas a nível dos órgãos em que os formandos estão inseridos.
Porém, a formação serviu também, como um método para alavancar a implementação da crise 1325 na Polícia Nacional, a fim de contribuir com boas práticas.
Segundo o relatório apresentado no interior do auditório do Instituto Superior de Ciências Criminais e Policiais, o referido seminário contou com quatro temáticas, que foram ministradas no decorrer dos cinco dias programados para formação: 1º Introdução a resolução 1325 histórico princípio e implicação de segurança; 2º Atendimento às vítimas de violência baseada no género, investigação e prevenção na perspectiva de resolução do Conselho e Segurança das Nações Unidades 1325- mulher paz e segurança, ministrado no dia 18 de Setembro.
Para o 3º tema destacou-se o Perfil do efectivo da Polícia Nacional para operacionalização do Conselho de Segurança das Nações Unidas; o 4º é último tema leccionado na referenciada Instituição, foi a Estrutura e posicionamento dos grupos de trabalhos para implementação do plano nacional de acção da resolução 1325-mulher paz e segurança.
Teve a participação de vários especialistas (formadores) com vasta experiência a nível nacional e regional, em matéria de "1325".
Entre vários formadores estava a coordenadora regional da Rede Mulheres Policial da SADC, Everdg Tdjy que se deslocou a Angola, a fim de leccionar durante cinco dias.
Do ponto de vista metodológico, o seminário contou com os padrões da visão estratégica de formação da Polícia Nacional e os graus das necessidades diagnosticadas pela Rede de Mulheres da Polícia de Angola.
LEIA TAMBÉM: SIC REGISTA 27 CASOS DE SUICÍDIO EM MALANJE ENTRE JANEIRO E AGOSTO