ARQUIDIOCESE DE SAURIMO CELEBRA 50 ANOS COM MISSA DE OURO E APELO À CARIDADE

A Arquidiocese de Saurimo celebrou, no último fim-de-semana, o seu 50.º aniversário de existência, com uma missa solene presidida pelo arcebispo, Dom José Manuel Imbamba, no pátio da Sé Catedral. O prelado destacou a importância do testemunho cristão na vida comunitária e no serviço aos mais necessitados.

ARQUIDIOCESE DE SAURIMO CELEBRA 50 ANOS COM MISSA DE OURO E APELO À CARIDADE

Na mensagem proferida durante a missa, o representante do Papa em Angola, Dom Kryspim Dubiel, valorizou a comemoração do jubileu. 

“O Santo Padre encoraja a todos para manterem viva a fé em Cristo, por meio da meditação da Palavra e para não faltar, em qualquer recanto de Angola, o testemunho da caridade”.

Enfatizando o amor, o Núncio Apostólico transmitiu o voto de uma “esperança iluminada e bênçãos” ao arcebispo de Saurimo e aos angolanos, formulada pelo Cardeal e secretário de Estado da Santa Sé, Dom Pietro Parolin.

Durante a celebração, que culminou com a ordenação de dois presbíteros e três diáconos, o também presidente da CEAST, Dom José Manuel Imbamba, destacou que o evento jubilar é um marco digno de glorificação a Deus.

Durante a missa, o arcebispo exaltou, igualmente, a dedicação dos seus antecessores. Entre os nomes a destacar, fez menção especial ao trabalho de Idas do Mussuco, que fundou as missões de Cucumbi, no município de Xassengue e Saurimo, sob a liderança dos padres Tiago Brendell e Henrick Brosmite.

Dom Imbamba lembrou, ainda, com sentimento de “grata honra”, a coragem dos catequistas Horácio Ndjime, de Cacolo, Daniel Roger, de Muconda, Ngoy Mwatxizela, de Camaxilo, e Afonso Mwamwengo, do Cuilo, que por força do conflito armado e com autorização do bispo celebravam baptismos e casamentos em zonas longínquas.

O governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, considera a comemoração das bodas o crescimento multifacetado da Igreja no centro da região Leste.

 SAIBA TAMBÉM: ANJO PRINCIPAL DO POVO BENA CONGO