DEPOIS DOS 60 ANOS BANHOS EXCESSIVOS PODEM SER PREJUDICIAIS
Leonardo Oliva, geriatra alerta que os banhos em excesso podem ser prejudicais para pessoas com mais de 60 anos de idade.
A pele dos idosos, pela sua sensibilidade, diferente à dos jovens, requer um cuidado redobrado para prevenir lesões e evitar a proliferação de bactérias.
Com o passar da idade, o corpo passa por várias transformações, e um órgão que inevitavelmente sede com o tempo é a pele, que tende a tornar-se mais fina e sensível. Desta feita, alguns hábitos comuns de higiene, passam a exigir mais cuidados e atenção na terceira idade.
Embora o banho diário seja comum, para quem tem mais de 60 anos essa frequência pode não ser a mais indicada.
De acordo com o geriatra Leonardo Oliva, banhos diários podem prejudicar a saúde dos idosos, e chegam a causar ressecamento da pele, coceira e até lesões.
“Acaba por tirar uma camada protetora que o nosso corpo cria na pele, que costuma ser uma camada de proteção contra fungos e bactérias”, informa.
O especialista alerta ainda que, banhos muito quentes e uso de buchas ou sabonetes intensos pode contribuir para o ressecamento da pele.
Qual a quantidade ideal de banhos para os idosos?
Alguns especialistas recomendam o banho entre duas e três vezes por semana. No entanto, Oliva esclarece que essa frequência pode variar de acordo com o clima da região onde a pessoa vive e o tipo de pele.
Em locais mais quentes, a necessidade de higiene é maior, logo os banhos devem ser mais frequentes. As áreas do corpo que acumulam mais suor e favorecem a multiplicação de bactérias exigem maior atenção, tanto na higienização quanto na hora de secar.
“Precisamos ter ao mesmo tempo preocupação com a higiene, mas sem achar que ‘quanto mais, melhor’, uma vez que o exagero pode também ser prejudicial para o idoso”, alerta o especialista.
Apos os 60 anos, o banho excessivo pode causar mais danos do que benefícios, a pele torna-se mais seca e sensível e perde a oleosidade que antes servia como barreira protetora contra agentes externos.
Além do que, o sistema imunológico tende a enfraquecer, o que aumenta o risco de infecções, por isso manter o equilíbrio entre higiene e preservação da barreira da pele e imprescindível nesta idade.
Quais cuidados tornam o banho mais seguro e benéfico para idosos?
Para proteger a pele madura, é importante adotar medidas simples durante e após o banho.
Evitar banhos demorados e com água quente;
Preferir sabonetes neutros e com ação hidratante;
Usar cremes hidratantes logo após o banho para manter a barreira da pele;
Se houver muito suor ou contacto com sujeira, ajustar a rotina com cuidado.