ESTUDO COM MAIS DE 500 GENOMAS: 'DNA DO TOMATE' ESTÁ NA ORIGEM DA BATATA
Uma nova análise de 450 genomas de batatas cultivadas e 56 genomas de espécies selvagens de batata revelou que a linhagem da batata se originou por meio do cruzamento natural entre uma planta de tomate selvagem e uma espécie semelhante à batata na América do Sul, cerca de 9 milhões de anos atrás.

Pesquisa analisou 450 genomas de batatas cultivadas e 56 genomas de espécies selvagens de batata para entender a origem do tubérculo.
A batata é um dos alimentos básicos mais importantes do mundo, cultivada pela primeira vez há milhares de anos na região dos Andes, na América do Sul, antes de se espalhar globalmente a partir do século XVI. Mas, apesar de sua importância para a humanidade, as origens evolutivas da batata permaneceram um mistério.
Esse evento de hibridização levou ao surgimento do tubérculo da planta de batata nascente, uma estrutura aumentada que armazena nutrientes no subsolo, de acordo com os pesquisadores, que também identificaram dois genes cruciais envolvidos na formação dos tubérculos. Enquanto na planta do tomate a parte comestível é o fruto, na planta da batata é o tubérculo.
‘‘As batatas são realmente um dos alimentos básicos mais notáveis da humanidade, combinando uma versatilidade extraordinária, valor nutricional e presença cultural de uma forma que poucas culturas conseguem igualar’’, disse o biólogo genético da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas e autor sênior do estudo publicado na revista científica "Cell", Sanwen Huang.
"As pessoas consomem batatas usando praticamente todos os métodos de cozimento, assadas, grelhadas, cozidas, no vapor e fritas. Apesar de estereotipadas como carboidratos, as batatas oferecem vitamina C, potássio, fibras e amido resistente, além de serem naturalmente isentas de glúten, com baixo teor de gordura e altamente saciantes, uma fonte calórica rica em nutrientes", acrescentou Huang.
O amido resistente é um tipo de carboidrato que resiste à digestão no intestino delgado e fermenta no intestino grosso, alimentandas bactérias benéficas no intestino.
LEIA TAMBÉM: PADRE DA ARQUIDIOCESE DO HUAMBO ENCONTRADO MORTO: PAI É O PRINCIPAL SUSPEITO