HOMEM: O PERIGO PARA O MEIO AMBIENTE
Ao falar sobre a deterioração do meio ambiente não se pode negar a forte intervenção de mãos humanas no processo que o tornou no que é hoje.

É difícil não pensar nos hábitos humanos descuidados quando se retrata sobre a hermética das questões ligadas ao clima, efeito estufa, aquecimento global ou espécies em extinção.
O número de empresas que apoiam o desenvolvimento sustentável e incentivam a práticas protectoras do meio ambiente tem crescido consideravelmente, no entanto, grande parte dessas empresas, no processo das suas actividades chegam a ser as maiores causadoras das problemáticas relacionadas ao meio ambiente.
Estudos apontam que o aumento da concentração de gases na atmosfera provenientes da queima de combustíveis fósseis, automóveis e incêndios florestais, resultou no aumento de 1 grau centígrado na temperatura do planeta, nos últimos 100 anos. Embora os números pareceram insignificantes, essa alteração é a principal responsável pelo derretimento das geleiras o que causa o aumento dos níveis do mar.
Acidente nuclear
A história do mundo é frequentemente abalada por grandes catástrofes na natureza causados pelo homem, como o caso do acidente nuclear de Chernobyl, decorrido no ano 1986, que deixou vários rios da região contaminados por mais de 15 anos.
O desastre sucedeu da violação de procedimento de segurança e de uma sucessão de erros humanos.
Em Fukushima, Japão, um acidente nuclear estimulado por um terramoto e um tsunami deixou marcas profunda na diversidade daquela região. Mesmo após um ano do acontecimento, 40% das espécies de peixes que vivem no fundo do mar apresentam, níveis de contaminação.
Embora tenha sucedido de estímulos naturais, a comissão parlamentar que investigou a tragédia responsabilizou o homem pelo desastre, pois afirma que o mesmo falhou no dever de proteger a população e a sociedade.
Este mal não tem exceções nem critérios, o Monte Everest, por exemplo é um lugar totalmente natural onde os alpinistas deixaram tanto lixo nas várias etapas da subida, que as autoridades precisaram intervir.
Que medidas devemos adoptar
A degradação do meio ambiente é em grande escala causada pelo ser humano e em contrapartida só o homem pode tomar as medidas para reverter ou impedir o seguimento de novas catástrofes. Para isso os ambientalistas apresentam uma séria de medidas a ser tomadas, como preservação das árvores, medidas protetivas sobre a água, devido tratamento do lixo incluindo a adoção de reciclagem, evitar desperdícios de água, a redução de consumo de energia e o respeito pelas regras ambientes, especialmente por parte das empresas.