LOCAIS ONDE O PÃO DEVE SER GUARDADO PARA EVITAR QUE FIQUE DURO OU COM BOLOR

Especialistas têm vindo a alertar para os locais ideais onde se deve conservar o pão, de modo a evitar que endureça ou ganhe bolor, um problema comum em muitas casas.

O pão continua a ser um dos principais alimentos das famílias em todo o mundo, sobretudo no matabicho (pequeno-almoço).

Uma das vozes que se pronunciou sobre esta questão foi Emilie Raffa, padeira e autora de livros de culinária.

“O bolor adora calor, humidade e alimentos. Para melhores resultados, mantenha o pão afastado de calor e de humidade excessiva”, explicou a especialista.

Segundo a padeira, certos tipos de pão endurecem mais rapidamente, pelo que não devem ser armazenados nas embalagens de plástico em que vêm do supermercado.

“O pão de forma conserva-se bem num saco de plástico, que retém a humidade e mantém a crosta macia. No entanto, demasiada humidade pode causar bolor, por isso é melhor não selar o saco completamente. Basta torcer a extremidade para fechar, sem apertar”, detalhou.

Raffa acrescentou ainda que, no passado, costumava guardar o pão num saco de plástico, dentro de uma caixa, entre a máquina de lavar loiça e o frigorífico. Porém, percebeu que o calor destes electrodomésticos, aliado à humidade retida no saco, criava o ambiente perfeito para o aparecimento de bolor.

Para prolongar a frescura do pão, a recomendação é clara: conservá-lo num local fresco, seco e afastado de fontes de calor ou humidade, como o forno, o fogão, o frigorífico ou mesmo a fruteira.

“Frutas como bananas e maçãs libertam etileno, um gás que acelera o amadurecimento e pode contribuir para a deterioração mais rápida do pão”, concluiu.