CIDADÃOS EM LUANDA MANIFESTAM-SE CONTRA A SUBIDA DO PREÇO DO GASÓLEO E DAS TARIFAS DE TÁXI

Populares oriundos de várias zonas da capital angolana, maioritariamente jovens, concentraram-se, nas primeiras horas deste sábado, 12 de Julho, na zona do São Paulo, para protestar contra a recente subida do preço do litro de gasóleo, que resultou no aumento imediato da tarifa das corridas de táxi.

CIDADÃOS EM LUANDA MANIFESTAM-SE CONTRA A SUBIDA DO PREÇO DO GASÓLEO E DAS TARIFAS DE TÁXI

A manifestação, convocada por membros da sociedade civil, marcado para às 12h00, tem como ponto de chegada previsto na Assembleia Nacional, onde deverá ser lido um manifesto pelos organizadores.

De acordo com informações recolhidas pelo Ponto de Situação, para além da sociedade civil, participaram na manifestação militantes afectos a determinadas formações políticas.

Até às 11h00, hora em que foi encerrada a redacção desta matéria, já se encontravam no local dezenas de cidadãos e efectivos da Polícia Nacional, que acompanhavam o desenrolar da concentração.

Face ao recente aumento do preço do litro de gasóleo, que impactou directamente as tarifas de táxi em Luanda, artistas como Scro Que Cuia e Jéssica Pitibul decidiram sair às ruas para prestar apoio directo à população.

De forma voluntária, os músicos têm ajudado passageiros a pagar as corridas de táxi, assumindo parte do custo com recursos próprios, permitindo assim que os utentes paguem apenas uma quantia simbólica ou reduzida.

O gesto solidário, que ganhou visibilidade nas redes sociais e nos meios locais, tem sido amplamente aplaudido por cidadãos que testemunharam a acção ou foram beneficiados por ela.Recorde-se que a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) anunciou, a 6 de Julho, o reajuste nas tarifas dos transportes públicos e dos serviços de táxis colectivos, na sequência do recente aumento dos preços dos combustíveis.

Esta manifestação de empatia surge numa altura em que diversos sectores da sociedade civil têm-se insurgido contra o impacto do aumento dos combustíveis no custo de vida, particularmente no sector dos transportes.

Recorde-se que, segundo um comunicado do Ministério dos Transportes, a tarifa dos autocarros públicos passou de 150 para 200 kwanzas. Já os táxis colectivos, popularmente conhecidos como “Azul e Branco”, passaram a cobrar 300 kwanzas por corrida, contra os anteriores 200 kwanzas.

O mesmo documento esclarece que os serviços intermunicipais de transporte de passageiros mantêm tarifas definidas pelos Órgãos da Administração Local do Estado (OALE), conforme a realidade operacional de cada rota e os normativos legais em vigor.

Estes reajustes têm como base legal o Decreto Executivo Conjunto n.º 402/14, de 22 de Dezembro, e o Decreto Presidencial n.º 128/10, de Julho.

A mais recente actualização dos preços dos combustíveis, com destaque para o gasóleo, foi oficializada a 4 de Julho de 2025, ao abrigo do Decreto Executivo Conjunto n.º 81/23, de 1 de Julho, em alinhamento com o Decreto Presidencial n.º 283/20, que institui o sistema de ajustamento flexível de preços com base na paridade de importação e exportação.

LEIA TAMBÉM: CAMPONESES DENUNCIAM TORTURAS FÍSICAS DE SUPOSTOS INVASORES DE TERRENOS NO MUNICÍPIO DO SEQUELE