SECRETARIADO DA UNITA NO BELAS REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL NO ÂMBITO DO XIVº CONGRESSO ORDINÁRIO

A UNITA no município de Belas deu início, nesta quinta-feira, 16 de Outubro, à conferência municipal, que visa dentre outros objectivos, a  escolha dos delegados que irão participar no XIVº Congresso Ordinário desta formação política, previsto para os dias 28, 29 e 30 de Novembro, na província de Luanda.

SECRETARIADO DA UNITA NO BELAS REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL NO ÂMBITO DO XIVº CONGRESSO ORDINÁRIO
SECRETARIADO DA UNITA NO BELAS REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL NO ÂMBITO DO XIVº CONGRESSO ORDINÁRIO

Em declarações exclusivas ao Ponto de Situação, o secretário da UNITA em Belas, Barreto da Fonseca Joaquim, sublinhou que as conferências municipais visam preparar e debater questões centrais ligadas ao Congresso Ordinário do partido.

Segundo Barreto da Fonseca Joaquim, caso a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) venha a formar governo em 2027, os angolanos irão beneficiar de “vários privilégios e de uma governação diferente da actual”.

“A UNITA é um partido democrático, distinto daquele que governa Angola há vários anos e que tem deixado o povo a sofrer bastante. O nosso projecto assenta numa visão estratégica que privilegia a estabilidade e o desenvolvimento social e económico dos filhos da pátria”, afirmou o responsável.

O secretário municipal destacou ainda que a actividade marca mais um momento histórico do maior partido da oposição em Angola.

“A UNITA é, sem sombra de dúvidas, a solução para esta nação. A alternância é o caminho apontado para o futuro”, sublinhou.

O acto político, realizado na sede municipal da UNITA em Belas, contou com a presença de distintos delegados de várias províncias do país, entre os quais se destacaram o deputado à Assembleia Nacional Jeremias Kahunda e a secretária nacional para a Promoção da Cidadania, engenheira Ariane Nhany.

Também marcaram presença membros da Delegação Provincial, liderada pelo coordenador e director provincial do Asseguramento, Geraldo Ngunga, e pelo secretário provincial adjunto para a Formação de Quadros.

A cerimónia de abertura contou com diversos convidados, entre os quais o comissário Elson Domingos António, Ivone Maquiesse, António Balas, Luís Cagido, Diniz Armando, Jucilene Martins, Lucy Makamba, Paula Teixeira Paulson e Maria de Fátima Paulson Borges.

O ambiente da conferência foi animado pela JURA, que trouxe canções patrióticas e de militância, criando um clima festivo e de exaltação política.

A celebração contou ainda com a participação do poeta António Vasco, que declamou a obra do líder fundador da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, intitulada “Até quando a terra vai suportar”, arrancando aplausos e emoção entre os presentes.

Até ao momento, apenas Adalberto da Costa Júnior formalizou a sua candidatura junto da Comissão de Mandatos. Por outro lado, Rafael Massanga Savimbi, filho do fundador da UNITA, manifestou interesse em concorrer ao congresso e poderá apresentar oficialmente a sua candidatura a qualquer momento.

 LEIA TAMBÉM:ABERTO PROCESSO DE FORMALIZAÇÃO DE CANDIDATURAS RUMO AO CADEIRÃO MÁXIMO DO GALO NEGRO